Projecto: Perfil e potencial económico-social do turismo náutico no Algarve
Equipa: Fernando Perna (coord.), Maria João Custódio, Vanessa Oliveira
Entidade contratante: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve
Prazo de execução: 2007/08

Livro:
Nome: Perfil e Potencial Económico-Social do Turismo Náutico no Algarve
Data: Dezembro de 2008
Resumo: Estudo sobre o Perfil e Potencial Económico-Social do Turismo Náutico no Algarve

Breve Descrição do Projecto:

O Estudo do Perfil e potencial económico-social do turismo náutico no Algarve tem presente a necessidade de conhecimento científico sobre o potencial deste segmento no Algarve. O estudo surge orientado para a náutica de recreio no Algarve enquanto fileira económica e social, tendo como output um instrumento científico e quantificado de apoio às decisões com influência no sector. Compreende o conhecimento e projecção dos benefícios e custos, directos e indirectos, da economia náutica no Algarve num quadro de desenvolvimento regional equilibrado, competitivo e aberto ao exterior.

O estudo enquadra-se na prioridade de “Diversificar e qualificar o cluster turismo/lazer”, área de Economia, Eixo “Qualificar, inovar e robustecer a economia”, presente na Estratégia de Desenvolvimento do Algarve 2007-2013 (CCDRA, 2006). Numa integração territorial mais vasta é também de salientar a adequação da investigação às linhas definidas pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo (2007) - PENT, onde o turismo náutico é assumido pelo como um dos 10 produtos prioritários para Portugal, com destaque para a região do Algarve.

O objectivo geral do estudo aponta para a definição de um conjunto de critérios e indicadores (uma matriz ou modelo de avaliação) que possibilite a análise sócio-económica da náutica de recreio na região do Algarve. A análise deve concentrar-se não só nas questões que condicionam estas vertentes no momento actual, mas também no estudo das condições da sua sustentabilidade a médio e longo prazo.