Projecto: Estudo do Impacto do WRC Vodafone Rally de Portugal na Economia do Turismo e Formação da Imagem dos Destinos: Região Norte de Portugal – Edição de 2016
Equipa: Fernando Perna (coordenador), Maria João Custódio e Vanessa Oliveira
Entidade contratante: ACP - Automóvel Clube de Portugal
Prazo de execução: 2016/17


Sumário Executivo:

Estudo de Impacto do Vodafone Rally de Portugal 2016 na Economia do Turismo e a Imagem dos Destinos: Região Norte de Portugal resulta do acordo celebrado entre o Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve e o Automóvel Clube de Portugal com o objetivo de aferir o desempenho económico direto e imagem percecionada do evento e do destino pelos adeptos, com base em metodologias atualizadas e na informação primária através do método de inquérito recolhida durante o decorrer do evento, com uma equipa de entrevistadores alunos e ex-alunos da Universidade do Minho.

À semelhança das edições anteriores, o estudo encontra-se estruturado em dois componentes principais. A vertente económica, pretende quantificar a contribuição do evento para a economia turística da região/território abrangido. Na segunda componente, Marketing e Imagem, pretende-se avaliar a eficácia dos meios de comunicação utilizados para a promoção do evento bem como aferir a imagem primária apreendida por parte dos adeptos em relação ao evento e à região visitada.