Projecto:
Impacto do Rally de Portugal na Economia do Turismo e Formação
da Imagem dos Destinos: Algarve e Baixo Alentejo – Edição
de 2009
Equipa: Fernando Perna (coordenador),
Maria João Custódio, Pedro Gouveia e Vanessa Oliveira
Entidade contratante: Automóvel
Clube de Portugal (ACP)
Prazo de execução:
2009/2010
Sumário Executivo:
O Estudo de Impacto do Vodafone Rally de Portugal 2009 na Economia do Turismo e a Imagem dos Destinos: Algarve e Baixo Alentejo resulta do acordo celebrado entre o Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve e o Automóvel Clube de Portugal com o objectivo de aferir o desempenho económico directo e imagem percepcionada do evento e do destino pelos adeptos, com base em metodologias actualizadas e na informação primária através do método de inquérito recolhida durante o decorrer do evento, com uma equipa de entrevistadores alunos e ex-alunos da Universidade do Algarve.
O estudo encontra-se estruturado em dois componentes principais. A vertente
económica, pretende quantificar a contribuição do evento
para a economia turística da região/território abrangido.
Na segunda componente, Marketing e Imagem, pretende-se avaliar a eficácia
dos meios de comunicação utilizados para a promoção
do evento bem como aferir a imagem primária apreendida por parte dos
adeptos em relação ao evento e às regiões visitadas.