Projecto: Estudo de Impacto do Vodafone Rally de Portugal 2007 na Economia do Turismo e Imagem do Algarve e Baixo Alentejo
Equipa: Fernando Perna (coordenador), Maria João Custódio, Pedro Gouveia, Olívia Salmonete e Vanessa Oliveira
Entidade contratante: Automóvel Clube de Portugal (ACP)
Prazo de execução: 2006/2007


Sumário Executivo:

O Estudo de Impacto do Vodafone Rally de Portugal 2007 na Economia do Turismo do Algarve e Baixo Alentejo resulta de um acordo celebrado entre a Universidade do Algarve através do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo e o Automóvel Clube de Portugal com o principal objectivo de analisar as expectativas do evento e os impactos reais do mesmo, tanto em termos económicos como de imagem das regiões envolvidas. O estudo encontra-se dividido em duas fases. Numa primeira fase denominada de Avaliação Ex-Ante são estudadas as expectativas de impacto, tendo como principal objectivo a quantificação das expectativas criadas em torno do evento, o que possibilita a avaliação da aposta feita e do retorno esperado. Posteriormente, numa segunda fase, Ex-post, o objectivo é a aferição do desempenho económico real e imagem cognitiva do evento e do destino pelos adeptos e comunicação social presentes no Rally. Esta fase terá como suporte informação primária recolhida durante Março / Abril de 2007, nos locais de realização da prova.

A segunda fase deste projecto é constituída por dois componentes. Em primeiro lugar a componente económica, onde se pretende quantificar a contribuição do evento para a economia turística das regiões abrangidas, tendo em conta, o confronto entre a previsão do comportamento da economia do turismo na ausência do Vodafone Rally de Portugal 2007 e o comportamento da Economia do Turismo com realização do Vodafone Rally de Portugal 2007. No que diz respeito à segunda componente, Marketing e imagem, numa primeira fase pretende-se quantificar a exposição pública do evento através dos meios de comunicação social e posteriormente realizar a aferição da imagem primária por parte dos adeptos e comunicação social em relação ao evento e às regiões visitadas.

Relatório: A Report Examining the Socio-Economic Impact of the World Rally Championship 2007