Projecto:
Marketing 21 - Portimão
Equipa: Fernando Perna (Coord.
Geral), Maria João Custódio (Análise Metodológica,
Estratégia e Marketing), Pedro Gouveia (Econometria e Estatística),
Vanessa Oliveira (Marketing e Apoio Técnico-científico), Pedro
de Almeida (Consultor) e Paulo Neves (Consultor).
Entidade contratante: Câmara
Municipal de POrtimão
Prazo de execução:
2008/2009
Conferência Internacional de Marketing Places: 24 de Junho de 2009
Comunicações:
Cathy Parker
The Making, Management and Marketing Places - A Partnership ApproachPhilip Kotler
Portimão International Conference on Marketing PlacesSeppo Rainisto
How to Brand Places - Place Branding as a Success FactorDocumentos de apoio:
Report 1 PEMKTP - Evolução demográfica do Concelho de Portimão
Report 2 Audit Places Contribution
Rumo ao Desenvolvimento Sustentável - Uma estratégia participada, acções a implementar
Rumo ao Desenvolvimento Sustentável - Uma visão integrada, uma estratégia de todos
Portimão - Perfil do Turista de Verão 2008
Links:
Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing
Place Branding and Public Democracy
Journal of Place Management and Developing
IMPACTUR – Indicadores de Monitorização da Actividade Turística
American Marketing Association
European Marketing Confederation
Meritleader – Specialist in Place Branding
Sumário Executivo:
Em cumprimento do princípio afirmado ao longo do processo de elaboração da Agenda 21 Local para o Concelho do Portimão, os seus resultados não constituem um fim em si mesmo mas sim um instrumento no sentido de concretizar “rumos e definir medidas concretas na trajectória do desenvolvimento sustentável”. Na sua execução destes novos rumos assumem-se dois projectos em paralelo, respectivamente centrados nos conceitos de sustentabilidade e de competitividade, com um carácter inovador da abordagem pretendida para Portimão, enquanto território de escala local inserido numa região com uma dinâmica muito própria.
Neste contexto o presente estudo consubstancia dois dinamismos simultâneos: a implementação e monitorização da Agenda 21 Local de Portimão e a elaboração do Plano Estratégico Territorial de Marketing de Portimão.
A implementação e monitorização da Agenda 21 Local de Portimão centra-se na preocupação de acompanhar e apoiar a gestão das estratégias e acções da Agenda 21 Local de Portimão (documento editado a 25 de Abril de 2007). Tem como principais objectivos monitorizar os custos, fontes de financiamento e cronograma de execução das 20 acções prioritárias sugeridas na Agenda 21 Local, assim como desenvolver o sistema de monitorização destas mesmas acções na perspectiva de um todo coerente.
Por sua vez, o Plano Estratégico de Marketing Territorial de Portimão centra-se no estabelecimento de um modelo de planeamento estratégico que favoreça e desenvolva as actividades económicas no território (e no tempo), numa perspectiva de valorização da qualidade de vida dos residentes e atracção de visitantes, promovendo cumulativamente uma imagem favorável.
Neste contexto a análise e visão dos residentes, turistas e principais
sectores económicos será central para o desenvolvimento da estratégia
com desejados compromissos de longo prazo. Entre outros aspectos compreende
o diagnóstico dos vários sectores de actividade do concelho, tendo
como núcleo central os cidadãos, as empresas o governo e os visitantes.
A definição da visão de forma participada, a estratégia
e objectivos para o território será formulada tendo em conta os
objectivos dos vários agentes, assim como o posicionamento e acções
e recursos necessários para a sua concretização.