Projecto: Estudo do Impacto do Euro 2004: Turismo e Imagem
Equipa: Fernando Perna (coord.), Maria João Custódio, Pedro Gouveia, Paulo J. S. Neves
Entidade contratante: Direcção-Geral do Turismo
Prazo de execução: 2004/06

Comunicações:

Nome: Síntese Relatório Adeptos Euro 2004
Data: 29 Outubro 2004
Local: Universidade do Algarve (não publicado), Faro

Nome: Síntese Relatório Comunicação Social Euro 2004
Data: 29 Outubro 2004
Local: Universidade do Algarve (não publicado), Faro

Nome: Euro 2004: Turismo e Imagem
Data: 24 Janeiro 2005
Local: DGT, Hotel Real Palace, Lisboa

Sumário Executivo:

Este estudo tem como objectivo central estimar o impacto nacional do UEFA EURO 2004 sobre o sector do turismo, na vertente económica, de imagem do país e da organização do evento, oriunda da necessidade de analisar os benefícios líquidos retirados tanto em termos económicos como de imagem do destino resultantes da realização deste evento. As principais vantagens esperadas são principalmente a internalização dos benefícios externos materiais e de benefícios imateriais relacionados com a visibilidade do país e das diferentes regiões envolvidas no projecto.

A perspectiva estritamente económica cruza-se com a investigação sobre a “Economia do Euro 2004” elaborada por um consórcio de Universidades liderado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa e onde a Universidade do Algarve também está presente.

A perspectiva imaterial centra-se no tratamento e análise dos dados pelo Centro do questionário administrado aos cerca de 3.500 jornalistas credenciados pela UEFA para a cobertura do Euro 2004, procurando verificar se este evento contribuiu ou não e em que medida para uma alteração da imagem que do exterior é assimilada sobre Portugal, quer na capacidade de organização de eventos desta dimensão quer como país de destino turístico.

O estudo compreende ainda questionários efectuados nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro a turistas que visitaram Portugal devido ao evento, nos quais se procura aferir a sua opinião/imagem do evento e sobre Portugal de uma forma geral, além de questões relacionadas com as despesas dos mesmos.

Finalmente e de forma cruzada, são também analisados os dados provenientes do Inquérito de Fronteiras realizado pela Instituto Nacional de Estatística no seu anexo específico sobre o evento EURO 2004, com o objectivo de verificar também os efeitos deste evento na visita ao nosso país, em termos do perfil e output económico de um possível turista-tipo associado ao evento.

A metodologia seguida para a execução deste estudo adopta as principais recomendações propostas pelo guia “Evaluating NTO Marketing Activities” (2003), editado pela World Travel Organization e European Travel Commission, através de um trabalho de inventariação desenvolvido pela Universidade de Luton.