Projecto:Impacto do Rally de Portugal na Economia do Turismo e Formação da Imagem dos Destinos: Algarve e Baixo Alentejo – Edição de 2013
Equipa: Fernando Perna (coordenador), Maria João Custódio, Pedro Gouveia e Vanessa Oliveira
Entidade contratante: Automóvel Clube de Portugal (ACP)
Prazo de execução: 2013/2014


Sumário Executivo:

O Estudo de Impacto do Vodafone Rally de Portugal 2013 na Economia do Turismo e a Imagem dos Destinos: Lisboa, Algarve, Baixo Alentejo e Fafe resulta do acordo celebrado entre o Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve e o Automóvel Clube de Portugal com o objectivo de aferir o desempenho económico directo e imagem percepcionada do evento e do destino pelos adeptos, com base em metodologias actualizadas e na informação primária através do método de inquérito recolhida durante o decorrer do evento, com uma equipa de entrevistadores alunos e ex-alunos da Universidade do Algarve.

À semelhança das edições anteriores, o estudo encontra-se estruturado em dois componentes principais. A vertente económica, pretende quantificar a contribuição do evento para a economia turística da região/território abrangido. Na segunda componente, Marketing e Imagem, pretende-se avaliar a eficácia dos meios de comunicação utilizados para a promoção do evento bem como aferir a imagem primária apreendida por parte dos adeptos em relação ao evento e às regiões visitadas.