Projecto: Marketing 21 - Portimão
Equipa: Fernando Perna (Coord. Geral), Maria João Custódio (Análise Metodológica, Estratégia e Marketing), Pedro Gouveia (Econometria e Estatística), Vanessa Oliveira (Marketing e Apoio Técnico-científico), Pedro de Almeida (Consultor) e Paulo Neves (Consultor).
Entidade contratante: Câmara Municipal de POrtimão
Prazo de execução: 2008/2009

 

Conferência Internacional de Marketing Places: 24 de Junho de 2009

Comunicações:

Cathy Parker
The Making, Management and Marketing Places - A Partnership Approach

Maria João Custódio e Fernando Perna
A Economia do Turismo e o PProcesso de Formação de Imagem dos Destinhos - O caso de Portimão

Philip Kotler
Portimão International Conference on Marketing Places

Seppo Rainisto
How to Brand Places - Place Branding as a Success Factor

Documentos de apoio:

Report 1 PEMKTP - Evolução demográfica do Concelho de Portimão

Report 2 Audit Places Contribution

Rumo ao Desenvolvimento Sustentável - Uma estratégia participada, acções a implementar

Rumo ao Desenvolvimento Sustentável - Uma visão integrada, uma estratégia de todos

Cidadania Activa

Portimão - Perfil do Turista de Verão 2008

Links:

Institute of Place Management

Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing

Imagens de Marca

Place Branding and Public Democracy

Journal of Place Management and Developing

IMPACTUR – Indicadores de Monitorização da Actividade Turística

Câmara Municipal de Portimão

American Marketing Association

European Marketing Confederation

Meritleader – Specialist in Place Branding


Sumário Executivo:

Em cumprimento do princípio afirmado ao longo do processo de elaboração da Agenda 21 Local para o Concelho do Portimão, os seus resultados não constituem um fim em si mesmo mas sim um instrumento no sentido de concretizar “rumos e definir medidas concretas na trajectória do desenvolvimento sustentável”. Na sua execução destes novos rumos assumem-se dois projectos em paralelo, respectivamente centrados nos conceitos de sustentabilidade e de competitividade, com um carácter inovador da abordagem pretendida para Portimão, enquanto território de escala local inserido numa região com uma dinâmica muito própria.

Neste contexto o presente estudo consubstancia dois dinamismos simultâneos: a implementação e monitorização da Agenda 21 Local de Portimão e a elaboração do Plano Estratégico Territorial de Marketing de Portimão.

A implementação e monitorização da Agenda 21 Local de Portimão centra-se na preocupação de acompanhar e apoiar a gestão das estratégias e acções da Agenda 21 Local de Portimão (documento editado a 25 de Abril de 2007). Tem como principais objectivos monitorizar os custos, fontes de financiamento e cronograma de execução das 20 acções prioritárias sugeridas na Agenda 21 Local, assim como desenvolver o sistema de monitorização destas mesmas acções na perspectiva de um todo coerente.

Por sua vez, o Plano Estratégico de Marketing Territorial de Portimão centra-se no estabelecimento de um modelo de planeamento estratégico que favoreça e desenvolva as actividades económicas no território (e no tempo), numa perspectiva de valorização da qualidade de vida dos residentes e atracção de visitantes, promovendo cumulativamente uma imagem favorável.

Neste contexto a análise e visão dos residentes, turistas e principais sectores económicos será central para o desenvolvimento da estratégia com desejados compromissos de longo prazo. Entre outros aspectos compreende o diagnóstico dos vários sectores de actividade do concelho, tendo como núcleo central os cidadãos, as empresas o governo e os visitantes. A definição da visão de forma participada, a estratégia e objectivos para o território será formulada tendo em conta os objectivos dos vários agentes, assim como o posicionamento e acções e recursos necessários para a sua concretização.