Projecto: Indicadores de Monitorização e Previsão da Actividade Turística (IMPACTUR) - 3ª fase
Equipa: Fernando Perna (coord.), Maria João Custódio, Pedro Gouveia, Pedro Cascada, Ricardo Baptista, Célia Ramos, Américo Caetano, Paulo Rodrigues.
Entidade contratante: Turismo de Portugal ip.
Prazo de execução: 2010/2012


Sumário Executivo:

Tendo em consideração que a informação estatística permite o conhecimento, explicação e projecção das principais variáveis da procura e oferta turísticas, torna-se indispensável não só apoiar e sustentar as decisões estratégicas dos decisores públicos e privados do sector, como também possibilitar um melhor conhecimento e acompanhamento da realidade do Turismo através de informação estatística rigorosa, com valor científico acrescentado e disponibilizada em tempo útil para os agentes e destinos regionais.

Trata-se do contributo para que o conhecimento, debate e crítica dos agentes económicos privados e dos organismos públicos possa incidir sobre as questões da actualidade e sobre os desafios que, no futuro, se colocam ao sector. Foi nesta perspectiva que a 12 de Janeiro de 2007 se celebrou o acordo específico entre o Turismo de Portugal, ip e a Universidade do Algarve, o qual teve por objecto a construção metodológica e disponibilização online do modelo de indicadores de monitorização e previsão da actividade turística – IMPACTUR.

O sistema de indicadores IMPACTUR hoje disponível através dos seguintes sites institucionais www.impactur.pt, www.iturismo.pt e www.ualg.pt/ciitt, gera um quadro de análise e previsão do comportamento do sector do turismo enquanto sector económico e empresarial, metodologicamente validado, interpretado, passível de operacionalização em tempo útil e abrangente em termos de variáveis e cobertura territorial.

Cumulativamente com a produção e disponibilização regular do vasto processo, o desenvolvimento do IMPACTUR tem como prioridade a sua consolidação nacional e a apresentação e troca de experiências do projecto em termos internacionais, com vista ao enriquecimento e partilha de boas práticas com entidades que trabalham no sector em diferentes destinos e produtos. Na mais-valia da complementaridade entre o IMPACTUR, Proturismo e Conta Satélite do Turismo, a segunda fase do projecto IMPACTUR propõe-se aperfeiçoar: