Projecto: Estudo sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca.
Equipa: Fernando Perna (coordenador), Maria João Custódio e Vanessa Oliveira
Entidade contratante: Docapesca
Prazo de execução: 2015/16


Sumário Executivo:

O estudo elaborado sob financiamento da Docapesca – Portos e Lotas, SA em contrato com a Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Tem como objetivo final a elaboração de estimativas de impacto económico de cenários e estratégias de desenvolvimento do potencial da náutica de recreio nas Marinas e Portos de Recreio na área de jurisdição da empresa de norte a sul de Portugal continental.

Inclui a caracterização síntese da situação de “partida” em termos de oferta e procura, a identificação dos serviços atualmente prestados numa lógica de fileira, a observação do fenómeno da sazonalidade a que o turismo náutico não é alheio, as perspetivas de crescimento da procura e oferta de amarrações e o posicionamento estratégico que pode balizar os cenários finais e seus impactos.

Entre a identificação da situação atual e a estimativa do potencial da situação de “chegada”, o estudo procura traçar e sistematizar um conjunto de conhecimentos de apoio às estratégias de desenvolvimento da náutica de recreio enquanto produto turístico. Muitas destas opções já estão presentes no terreno, porém se integradas e com evidência de complementaridades pela diversificação, podem potenciar os destinos para uma rede de produção e prestação de serviços com efeitos multiplicadores muito interessantes nas economias locais e no turismo e, por arrastamento, nos restantes setores de atividade.


Relatórios:
Estudo sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca:
Relatório 1
Relatório 2