Projecto: COMPETITIVTUR
Equipa: Fernando Perna (coord.), Pedro Gouveia, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira
Entidade contratante: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve
Prazo de execução: 2007/10

Conferência Internacional:
Tourism Competitiveness on Mature Destinations:
An Empirical Approach: 29 de Outubro de 2010

Comunicações:
Algarve Tourism Competitiveness Research - Fernando Perna, Maria J. Custódio e Pedro Gouveia
Destination Competitiveness an overview of some issues - Larry Dwyer.

Breve Descrição do Projecto:

O estudo designado por COMPETITIVTUR centra-se na disponibilização e debate de uma plataforma tecnológica de desenvolvimento do conhecimento científico sobre o sector do turismo, com especial recurso às novas tecnologias como instrumento de suporte aos processos de planeamento e decisão em território e turismo no Algarve. Consiste num trabalho de coordenação científica com vista a acompanhar, debater e indicar boas práticas no âmbito da competitividade regional do turismo no Algarve, tendo como principais objectivos:

  1. Fomentar o crescimento económico do sector na região pela via da inovação, quer pelo conhecimento de mercados (emissores) quer pelo desenvolvimento de novos conhecimentos científicos (a performance do destino);

  2. A definição de uma metodologia de medição da competitividade regional do turismo com vista ao estabelecimento de um quadro de indicadores e de um índice composto a disponibilizar através de uma plataforma on-line. A especialização regional do Relatório COMPETITIVTUR, através de uma estrutura dinâmica é passível de evolução e pretende constituir uma ferramenta de apoio à decisão e gestão do território;

  3. Garantir a articulação da informação gerada sobre a competitividade do turismo com as restantes matrizes de avaliação que sejam desenvolvidas para acompanhamento da Estratégia de Desenvolvimento do Algarve 2007-2013 e/ou do Programa Operacional Regional do Algarve 2007-2013.

A análise da competitividade do território terá presente a matriz nuclear do sector, ao qual acrescerá dados e rotinas sobre outros produtos turísticos, no sentido de captar a competitividade da fileira turística no seu todo e não de apenas um nicho em particular. Interiorizando a necessidade de captar ex-ante possíveis alterações de comportamentos da procura, a análise não ficaria completa sem identificar também qual a avaliação do território em causa pela própria procura turística. Desta forma, considera-se importante integrar no modelo a avaliação da imagem que os principais mercados emissores detêm do Algarve.